O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico utilizado para partir e controlar a velocidade de motores elétricos de corrente alternada (CA). O que determina a velocidade de um motor convencional CA é seu número de polos e a frequência da alimentação. O número de polos é fixo, portanto para variar a velocidade é necessário variar a frequência. O inversor converte a frequência da tensão elétrica, que entra fixa (em 60Hz aqui no Brasil) e pode ser ajustada na saída, permitindo que a velocidade do motor seja configurada para atender às necessidades específicas do processo em que ele está sendo usado.
Algumas das vantagens de usar um inversor de frequência são:
1 - Economia de energia: um motor elétrico operando a velocidades mais baixas consome menos energia, o que pode resultar em economia de energia significativa. Nem todos os processos podem ter sua velocidade reduzida, mas grande parte deles sim, e nestes casos esse benefício é valido. Para alguns processos é até desejável trabalhar com uma velocidade um pouco mais baixa, mas nem sempre isso é viável com outros métodos que não utilizando conversor de frequência.
2 - Controle de velocidade preciso: o inversor de frequência permite ajustar a velocidade do motor com precisão, o que é particularmente útil em aplicações que exigem controle preciso de velocidade ou torque. É possível trabalhar com velocidades maiores que a nominal também quando o restante do conjunto permite, ou ainda configurar incrementos de torque para vencer situações de maior exigência. O controle da velocidade é usado, entre vários outros exemplos, para determinar a velocidade de brocas, fresas, esteiras transportadoras, pontes rolantes etc. O controle de torque é muito comum em indústrias têxteis (para manter o tecido esticado) e em diversos outros casos.
3 - Redução do desgaste do equipamento: a capacidade de reduzir a velocidade do motor pode ajudar a prolongar a vida útil do equipamento, já que o desgaste é reduzido quando o motor é operado em velocidades mais baixas. Esse benefício se estende à toda a máquina, e não apenas ao motor. O conjunto acoplado ao motor acaba tendo sua velocidade reduzida também, e, portanto, lhe é imposto um regime de trabalho mais brando.
4 - Melhoria do controle de processos: a possibilidade de ajustar a velocidade do motor pode ajudar a melhorar o controle de processos, o que pode levar a um produto final de melhor qualidade e maior eficiência do processo. Como citado anteriormente, para alguns processos a velocidade menor, além trazer outros benefícios, se torna desejável para o processo em si. Já as velocidades maiores, quando necessárias, vão trazer um maior controle sobre o processo e geralmente um maior volume de produção.
5 - Redução de picos de corrente: o inversor de frequência ajuda a evitar picos de corrente que podem ocorrer ao ligar um motor diretamente à rede elétrica, o que pode resultar em economia de energia e maior vida útil do equipamento e do circuito de alimentação. Ao ligar um motor diretamente à rede ou usando equipamentos mais simples, um pico de corrente é gerado, e esse pico vai aumentar o consumo de energia, pois diminui a eficiência do motor; acelera o desgaste do motor e do equipamento acoplado por conta do tranco, diminuindo sua vida útil; e impõe um regime de uso mais severo ao circuito de alimentação, que precisa fornecer muita energia para vencer a demanda.
Essas são apenas algumas das vantagens de usar um inversor de frequência. Em geral, o uso de um inversor de frequência pode resultar em uma operação mais eficiente, confiável e segura de motores elétricos de corrente alternada.