Todas instalações elétricas proporcionam riscos de choques elétricos aos usuários, assim como eventuais fugas de corrente que podem aumentar o consumo de energia elétrica. Para evitar esses problemas e aumentar a segurança da instalação elétrica, existe o IDR ou Interruptor Diferencial Residual, um dispositivo capaz de detectar e evitar fugas de corrente em uma instalação elétrica.
Assim, o objetivo desse artigo é mostrar o que é o IDR, como funciona o interruptor diferencial residual, quais suas aplicações e normas que regem o seu uso.
O que é o IDR – Interruptor Diferencial ResidualO Interruptor Diferencial Residual IDR é um dispositivo de proteção capaz de desligar o circuito quando detectar uma fuga de corrente. Dessa forma, a fuga de corrente pode ser de 30mA para IDRs residenciais ou comerciais e até 300mA para interruptores industriais onde necessário proteção de máquinas ou equipamentos.
Como funciona o IDRPara funcionar, o IDR precisa monitorar a corrente que passa na fase e retorna pelo neutro, verificando se as duas são iguais. Se as correntes nos condutores forem diferentes, é um indicio que houve assim uma fuga de corrente. Portanto, o componente possui em seu interior uma bobinas enroladas em torno de um núcleo toroidal, para monitorar os condutores. Quando ocorre uma fuga de corrente, a diferença entre as correntes nos dois condutores gera um campo eletromagnético capaz de atrair o contato e desarmar o circuito.
Características construtivasO IDR possui o que chamamos de polos, por onde são conectados os cabos que se deseja monitorar. A quantidade de polos do IDR pode variar de acordo com o modelo, que pode ser tetrapolar (4 polos), bipolar (2 polos).
- Todo IDR possui em seu corpo um botão de teste que simula uma fuga de corrente. É importante acionar esse botão ao instalar o componente para verificar se ele está em perfeito estado de funcionamento. Assim, é possível garantir a segurança do usuário de circuitos de uma instalação elétrica.
IDR na norma NBR-5410A NBR-5410 estipula as condições mínimas necessárias para um funcionamento adequando e seguro das instalações de baixa tensão. A NBR-5410 no item 5.1.2.2 fala sobre a obrigatoriedade do uso de IDRs em:
- Em circuitos que sirvam de ponto de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira;
- Em circuitos que alimentem tomadas situadas em áreas externas à edificação;
- Em circuitos que alimentem tomadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos nas áreas externas;
- Em circuitos que sirvam de pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagem e demais dependências internas molhadas ou sujeitas à lavagem;
A norma não especifica a obrigatoriedade deste dispositivo por ponto, por circuito ou por grupo de circuito. Mas não é recomendada a utilização de apenas um IDR para toda instalação elétrica residencial.
Como funciona o DR:
Como escolher o modelo de DR para sua instalação: