0
0
Menu

Usar contator ou relé de estado sólido?

Postado em 22 de fevereiro de 2023

Contatores e relés de estado sólido são dois componentes comuns utilizados no acionamento de cargas, nos sistemas de automação industrial e no controle de processos. Ambos são utilizados para controlar o fluxo de energia elétrica em um circuito, mas apresentam diferenças significativas em relação às suas características e funcionamento.

Os contatores são dispositivos eletromecânicos que funcionam através de contatos elétricos. Eles são comumente utilizados em aplicações de alta corrente, como motores elétricos, e são capazes de controlar grandes quantidades de energia elétrica. Os contatores são compostos por um núcleo móvel, que é atraído para encontrar o núcleo fixo através do campo magnético gerado por uma bobina, e um conjunto de contatos elétricos que se abrem ou fecham quando o núcleo se move. Esses contatos são responsáveis por estabelecer ou interromper o circuito elétrico, permitindo que a corrente flua ou pare.

Os relés de estado sólido, por sua vez, são dispositivos eletrônicos que não possuem partes móveis. Eles funcionam através de um circuito semicondutor, como um triac ou um SCR, que é acionado por um sinal elétrico. Os relés de estado sólido são capazes de controlar correntes menores do que os contatores, mas são mais precisos e confiáveis, além de serem mais duráveis, já que não possuem partes mecânicas que se desgastam com o tempo. Os relés de estado sólido são comumente utilizados em aplicações com a corrente mais estável e necessidade de maior frequência de chaveamento, como no controle de temperatura.

Uma das principais diferenças entre contatores e relés de estado sólido é a sua vida útil. Enquanto os contatores têm uma vida útil mais limitada pela quantidade de operações, devido ao desgaste mecânico, os relés de estado sólido têm sua vida útil limitada muito mais por fatores externos, como surtos e principalmente a precariedade da dissipação de calor.

Se a robustez for avaliada em condições de utilização severas, além dos limites especificados pelo fabricante, a vantagem é dos contatores. Eles toleram muito melhor as sobrecargas, por exemplo, e por isso costumam acionar motores sem problemas relacionados à corrente de partida. O mesmo acontece com sobretensões, pois os contatores suportam muito melhor essa condição. Usando contatores, a preocupação com o calor é muito menor também, já que é um componente menos sensível à temperatura

Os relés de estado sólido ainda oferecem algumas vantagens em relação aos contatores, como o seu tamanho compacto e a sua capacidade de operar em altas frequências. Além disso, os relés de estado sólido são mais silenciosos e não geram vibrações, o que pode ser importante em aplicações sensíveis ao ruído.

Por outro lado, os contatores são mais simples de instalar e manter, já que não requerem o conhecimento técnico necessário para lidar com componentes eletrônicos. Além disso, os contatores são mais baratos e mais fáceis de encontrar no mercado, tornando-os uma opção mais viável em algumas aplicações.

Pelo contrário, os relés de estado sólido naturalmente geram bastante calor, e este precisa ser dissipado para não gerar danos ao próprio equipamento. Essa troca térmica costuma ocorrer por meio de um dissipador de calor onde o relé é parafusado. A junção entre o relé e o dissipador deve ser feita usando pasta térmica, pois essa auxilia na troca de calor. Por vezes utiliza-se também um ventilador que força a circulação de ar pelo dissipador.

Em resumo, a escolha entre contatores e relés de estado sólido depende das características específicas da aplicação em questão. Devem ser levadas em consideração as condições de utilização, orçamento, capacitação do responsável pela instalação, tipo de carga, espaço disponível no painel e diversos outros fatores. Além disso, fatores como a facilidade de manutenção também devem ser avaliados para escolha entre esses dois dispositivos.




Atendimento:
Seg a Sexta
7h42 às 12h - 13h30 às 18h00
Parcelamento:
Compre no cartão
em até 12x
Envio Rápido:
Pedidos confirmados até 12h00
são despachados no mesmo dia
Site Seguro:
Suas informações estão
sempre protegidas
Siga nossas redes sociais
SAC
SAC
Televendas
+55 (47) 3521-0448
+55 (47) 3525-4790
+55 (47) 99973-5737
+55 (47) 99988-0010
Formas de Pagamento
Mais de 25 milhões de itens vendidos
Brasiltec é uma marca do grupo C2S Business - CNPJ 08.754.254/0001-07
Endereço: Aldo Luiz Cristofolini, 390, Galpão 3000 M² - Taboão - Rio do Sul - SC, CEP 89160-765
Tecnologia: S2S System